Henrique Lissovsky

Henrique Lissovsky é compositor, violonista e arranjador premiado por Leo Brouwer e Philipe Catherine no Concours de Créacion Musicale do XI Carrefour Mondial de la Guitare, Martinica, 1994.

Com ampla trajetória profissional, tem atuado como solista e acompanhador de grandes intérpretes, no Brasil e no exterior, destacando-se: Maria Lúcia Godoy, Milton Nascimento, Inácio de Nonno, Paulo Fortes, Dianna Pequeno, Licio Bruno e Clara Sandroni.
Na música instrumental, tem atuado ao lado de músicos renomados como Mauro Senise, Paulo Russo, Ivan Conti (Mamão), Robertinho Silva, João Rebouças, entre outros.
Em 1989, participa como instrumentista e compositor no CD “Southern Cross” lançado somente na Europa pelo selo West Wind Latina, ITM records (ww 2208).
Em 1995 embarca para os Estados Unidos a convite da National Flute Association para participar de congresso internacional integrando o septeto "Flautistas do Rio", liderado por Celso Woltzenlogel.
No ano 2000, Henrique convida Mauro Senise e Paulo Russo para apresentações em Portugal no "Rota Jazz", um encontro de músicos brasileiros e portugueses.
Em 2007, Henrique lança em parceria com a DeliraMúsica o CD "Tem Sambajazz na Belazul", um projeto autoral destacado pela mídia especializada e com excelente receptividade pelo público.
Em 2012, lança o CD “SOLO” – DeliraMúsica, com um repertório de violão solo selecionado da sua trajetória, contendo peças de Bach, Villa-Lobos, Hélio Delmiro, Baden Powell, Keith Jarret, Gilberto Gil, Antonio Lauro, e temas próprios.
Em setembro de 2015, lança novo CD com participação de Mariana Bernardes, interpretando sambas e afins da sua própria autoria. Na semana seguinte ao lançamento, Henrique embarca para Cuba a convite da Oficina Leo Brouwer para participar do mega “Festival Les Voix Humaines”, realizando concerto solo em Havana.
Como arranjador nos projetos Flautistas da Pro Arte e Orquestra de Sopros da Pr0 Arte, orquestrou obras de Moacir Santos, Sivuca, Garoto, Milton Nascimento, Kximbinho, Luiz Eça e Luiz Gonzaga.
Em novo CD instrumental, gravado em Havana (janeiro/2017) e finalizado no Rio de Janeiro, Henrique Lissovsky junto à baterista Yissy García reúnem músicos da nova geração cubana e brasileira, produzindo um álbum com temas compostos por Lissovsky, sendo a maioria deles inspirados em sua primeira viagem a Cuba. Participam deste trabalho a flautista e clarinetista Aline Gonçalves, o flautista Josué Borges, o trompetista Julio Rigal, os contrabaixistas Aryam Varona e Tiago Molina, o percussionista Bruno Oliveira (Onilu); além dos próprios idealizadores do projeto: Henrique Lissovsky e Yissy García (Tratore Discos).
Com vasta experiência na área educacional, Henrique Lissovsky é professor dos Seminários de Música Pro Arte desde 1983 e da Escola de Música Villa-Lobos desde 1985.
